sexta-feira, 15 de julho de 2016

O LIXO DE UM É O LUXO DE OUTRO

Tenreiro e Zanine Caldas foram os maiores e mais importantes designers do mobiliário moderno brasileiro. 

Os mobiliários conhecidos como "pés palito" servem de inspiração até hoje, mais de 40 anos depois, nos projetos dos designers contemporâneos, criações de Tenreiro e Zanine, os grandes mestres da carpintaria.

Contei na minha página do facebook, que passando por uma rua próxima à minha casa, me chamou a atenção uma montanha de entulho na calçada. Não sei porque me chamou a atenção, mas passei olhando e em meio àquela montanha de lixo vi um jogo de sofá dos anos 50, que o dono da casa estava jogando fora. Voltei, desci do carro e fui olhar de perto, pasmem,  eram peças originais dos anos 50, com uma grande similaridade à criação Zanine ou Tenreiro. 
Perguntei ao dono da casa se eu poderia levá-los, um sofá de 3 lugares e 2 poltronas, ele disse que sim e que estava doando a estante bar que estava na garagem, também dos anos 50, que aqueles móveis pertenceram à tia das esposa dele.

A foto é terrível, mas não tenho outra.
Essa é a estante bar que iria ser jogada fora.
Não vou discutir com quem considera essas relíquias lixo. "O lixo de um é o luxo de outro."

Se o jogo de sofás não forem desenhos originais produzidos por Tenreiro e Zanine, em um antiquário custaria até R$ 20.000,00, se forem originais, não consigo nem imaginar o quanto custariam.

A minha família riu de mim e disse que eu era lixeira e deveria trocar meu carro por uma caminhonete. Até achei uma excelente ideia.

Eu amo pé palito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e se quiser deixar um recado, um comentário, uma observação fique a vontade.
Também poderá fazer críticas, que são sempre bem vidas.