quinta-feira, 14 de julho de 2016

CONHECENDO OS MESTRES DO DESIGN MOBILIÁRIO - JOAQUIM ALBUQUERQUE TENREIRO












Portugal 1906/Brasil 1992 
Mudou-se para o Brasil em 1928. Viveu no país por 64 anos, se naturalizou brasileiro, portanto, era muito mais brasileiro do que português, não é?
Projetista e designer de móveis, escultor, pintor, marceneiro, considerado pai do design brasileiro moderno, foi o precursor do design moderno brasileiro.
A arte da marcenaria foi herdada da família. 
Trabalhou como projetista de móveis em várias empresas no Rio de Janeiro, copiando móveis clássico. Em 1942 fez o seu 1º projeto de mobiliário moderno para a casa de Francisco Inácio Pessoa (industrial e fazendeiro, que lançou sua cidade natal, Cataguases, no cenário da Arquitetura Moderna Brasileira), abandonando de vez às reproduções.
Em 1947 Tenreiro já era proprietário de fábricas e lojas, de onde saíram peças famosas como a cadeira Tripode e a poltrona Leve.
Poltrona LEVE



Cadeira TRIPODE











Entre os anos 50 e 60 desenhou mobiliário e painéis de madeira para inúmeras instituições, inclusive para o Itamarati e SENAI.
Em 1967, desiludido, encerrou as atividades tanto as fábricas quanto as lojas e passou a se dedicar inteiramente a pintura e a escultura.
Em 78 foi escolhido como o Melhor Escultor do ano pela APCA. 



Qualquer oficina reproduz o mobiliário de Charles e Eames, Jacobsen, Saarinen, Bertoia. Pena que as criações de um grande designer como Tenreiro, não.
As suas criações só poderão ser vistas em antiquários ou em casas de colecionadores apaixonados.
Essa mesa de Tenreiro foi avaliada em USD 50,000.00.





























Buffet Credenza
















Aparador em Pau Marfim

Mesas Laterais

















Um comentário:

  1. Prezados,
    Informamos a V. Sas que a imagem do revisteiro em jacaranda com tampo em vidro reproduzido na materia possui direito autoral e e de propriedade a galeria Legado Arte. Solicitamos a insercao desta na informacao na materia ou a imediata exclusao da imagem.
    Atenciosamente,
    Beth Santo
    co-fundadora e diretora da Legado Arte

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e se quiser deixar um recado, um comentário, uma observação fique a vontade.
Também poderá fazer críticas, que são sempre bem vidas.